Festival A PORTA (11 a 18 de junho) em Leiria
Festival A PORTA acontece entre 11 e 18 de junho e leva Rui Paixão à Leiria.
O palhaço português que integrou o Cirque du Soleil é um dos nomes a marcar presença na 8ª edição do evento, que decorre em Leiria. A cidade será palco para concertos, exposições, feiras, instalações, workshops e várias outras formas de expressão artística.
O performer integra as “1001 Portas” com a sua primeira criação, o palhaço de cabelo verde GODOT, que invade o espaço público para o virar do avesso, através da improvisação e interação com as pessoas. A PORTA marca o regresso da personagem, que entrou num hiato em 2019, quando Rui Paixão se juntou ao Cirque du Soleil. GODOT vai circular a 17 de junho pelo Centro Cívico, que já foi palco para artistas como Surma, em 2016, e Conan Osiris, em 2018.
Destaque, também, para a nova atividade “À Descoberta de Korrodi”, na qual pais e crianças terão oportunidade de percorrer um roteiro dos edifícios mais marcantes do conhecido arquiteto, promovendo atividades lúdicas no cenário histórico da cidade.
Na Rua Direita, que se estende por ruelas que escondem alguns dos maiores tesouros da cidade, decorrerá uma iniciativa designada por “A Rua Que Se Quer”. Numa partilha com a comunidade residente, o propósito é fechar aquele espaço permanentemente ao trânsito, com instalações artísticas. A PORTA quer elevar o potencial desta “avenida Direita” e torná-la num local de estadia, observação, reflexão e verdadeira envolvência com Leiria.
Quanto à programação musical do evento, será dividida em três palcos: no Largo da Sé, no Largo do Gato Preto – destinado a bandas emergentes de Leiria -, e no Terreiro. O cartaz inclui os artistas já anunciados Femme Falafel (vencedora do Festival Termómetro 2023), SOLUNA, Unsafe Space Garden, cave story, A Sul, equinōcio (vencedores do Prémio ‘Melhor Performance Tradicional’ nos IPMA 2023), nëss, bbb hairdryer, Cookie Jane e C’est Fantastique & Alex D’Alva Teixeira em DJ Set.
Na edição de 2023, o Festival A PORTA torna-se parceiro do movimento “Music Declares Emergency”. Fundado em 2019, este projeto independente reúne profissionais da área da música com a missão de consciencializar e reduzir o impacto da indústria musical no meio ambiente e apelar aos governos para tomarem rápidas medidas de combate à atual emergência climática. A iniciativa reúne mais de 6 mil assinaturas, entre elas as de Billie Eilish, Bon Iver, Tom Odell e The 1975 e o apoio de editoras como a Sony, a Universal e a Warner Music. Podem aderir ao movimento músicos, editoras, salas de espetáculos, festivais, promotoras, managers e fãs de música, bastando para isso assinar o manifesto em www.musicdeclares.net.
Reconhecido pela CISION como o festival mais mediático de Leiria, a organização d’A PORTA estima ter recebido entre 12 a 15 mil pessoas na edição de 2022. Os objetivos para este ano continuam a ser “escancarar” mentalidades e “abrir as portas que estão fechadas ou aquelas pelas quais passamos todos os dias, mas não entramos”. O Festival A PORTA promete, assim, voltar a fazer história no centro da cidade, entre 11 e 18 de junho, com novos palcos criados em espaços icónicos, numa experiência artística e criativa, ancorada na comunidade local e no património arquitectónico e espaço público. O evento promove concertos, workshops, instalações, exposições, jantares temáticos, feiras e experiências, num total de cerca de 100 atividades para todas as idades, desde o berço à idade sénior. O cartaz completo desta 8ª edição será anunciado a 28 de maio, nas redes sociais do festivale em www.festivalaporta.pt. As inscrições para o voluntariado no evento abrem na próxima quinta-feira, dia 25 de maio.