Cascais Ópera – cerca de 500 candidaturas 

0
unnamed (56)

O Cascais Ópera – Concurso Internacional de Canto encerrou o período de candidaturas com 499 candidatos, superando de forma significativa o número total registado na edição de 2025, que contou com 340 candidaturas. Este crescimento consolida a afirmação do concurso como uma plataforma internacional de referência para jovens cantores líricos.

Um dos dados mais relevantes desta edição é a participação de candidatos provenientes de 59 países, confirmando a dimensão global do concurso.

Destaca-se, em particular, a presença de candidaturas oriundas de quase todos os países do continente americano, um crescimento que a organização associou à integração do Cascais Ópera na rede OLA – Ópera Latinoamérica que tem vindo a reforçar a ligação do concurso à América Latina e às Caraíbas.

A Coreia do Sul destaca-se como o país com maior número de candidaturas (97), seguida da China (75). A nível europeu, registaram-se candidaturas expressivas de países como Alemanha (35), Espanha (27), Itália (20) e França (13).

Portugal registou também um aumento muito significativo da participação nacional, passado de 6 em 2025 para 25 candidatos, posicionando-se entre os cinco países mais representados nesta edição, um crescimento claro face à edição anterior.

Segue-se agora a fase de avaliação artística, na qual todas as candidaturas serão analisadas pelo júri de seleção, presidido pelo baixo-barítono Sergei Leiferkus, e composto por Catarina Sereno, Ivan van Kalmthout, Jennifer Larmore e Liliana Bizineche, personalidades de reconhecido prestígio internacional no panorama operático.

Os candidatos selecionados para participar presencialmente na competição em Cascais serão anunciados oficialmente no dia 15 de abril.

Em jogo estão 57.000 euros em prémios e 12 contratos profissionais, incluindo oportunidades com festivais e instituições de relevo como o Festival Amazonas de Ópera, a Istanbul State Opera and Ballet, o Festival Internacional de Música de Marvão, o Festival de Música de Mafra, o Festival de Ópera de Óbidos, entre outros parceiros nacionais e internacionais.

A competição decorre entre 29 de maio e 7 de junho, com um programa intensivo que inclui provas eliminatórias, masterclasses, concertos e momentos de networking, realizados em vários espaços da vila de Cascais. O concurso culmina com o concerto da Final, no dia 7 de junho, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Os bilhetes encontram-se já à venda na Ticketline, com preços entre 15€ e 30€.

Com esta terceira edição, o Cascais Ópera consolida-se como uma plataforma internacional de excelência para jovens cantores líricos, afirmando Portugal como um ponto de encontro relevante no circuito operático contemporâneo.

O Concurso é co-organizado entre a Associação CIVOC, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luis I. Tem o apoio da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI, Égide – Associação Portuguesa das Artes, Fundação Millennium bcp, Turismo de Cascais, Fundação Calouste Gulbenkian, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Câmara Municipal de Lisboa, SRS Legal, Leitão & Irmão Joalheiros. Conta com a RTP como parceiro Media e o parceiro institucional deste concurso é o Teatro Nacional de São Carlos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *