Last Tour recebe sete prémios nos Iberian Festival Awards, entre os quais o de Organização de Excelência
A Last Tour foi distinguida com um total de sete prémios nos Iberian Festival Awards, entre os quais o de Organização de Excelência. Alfonso Santiago, administrador do grupo Last Tour, dedicou este prémio “a todas as mulheres e homens que, com o seu trabalho, talento e sacrifício tornam possível materializar cada um dos projectos da Last Tour”. A organização dos Iberian Festival Awards, cuja gala decorreu no sábado passado na Maia, descreve este prémio como a distinção de “uma entidade que no ano de 2022 se destacou pelos novos desafios e levou a sua marca além fronteiras. Com uma equipa e colaboradores a nível internacional implementou novos festivais em Portugal e Espanha, e expandiu os seus eventos, chegando à América Latina. Uma entidade que assume e reconhece a importância da ligação entre os membros da indústria e o quão indispensável são as sinergias entre os setores, que ultrapassa a noção de concorrência e promove a ideia de cooperação. Mais do que uma entidade dinamizadora no setor dos festivais, uma entidade que promove Cultura. Com um crescimento visível na sua equipa e uma maior missão na propagação dos seus valores, esta entidade reconhece a importância da partilha de conhecimento e integração multigeracional nos seus eventos profissionais.”
Um desses projetos, o festival MEO Kalorama, que realizou a sua primeira edição em Setembro de 2022, foi igualmente premiado nos Iberian Festival Awards, nas categorias de Melhor Novo Festival Ibérico e Melhor Atuação Internacional num Festival Português para o concerto de Nick Cave and The Bad Seeds. Outros eventos promovidos pela Last Tour em Espanha foram também distinguidos em importantes categorias: o festival Cala Mijas, que se realiza em Málaga, recebeu 2 prémios nas categorias de Melhor Novo Festival Espanhol e Melhor Atuação Internacional num Festival Ibérico para o concerto dos Arctic Monkeys; BIME, o grande encontro bi-anual da indústria musical, que se realiza em Bilbao e Bogotá, foi considerado o Melhor Evento Profissional; e o Bilbao BBK Live, um festival mítico, que tem lugar há 15 anos em Bilbao, recebeu o prémio de Melhor Festival Espanhol de Grande Dimensão Espanhol.
Estes prémios são atribuídos numa semana muito especial para a Last Tour, em que foi também reconhecida como uma das melhores empresas do mundo ao obter a certificação B Corp, pelo cumprimento de elevados padrões em termos de desempenho social, ambiental, transparência e responsabilidade empresarial. Está entre as empresas que lideram um movimento global por uma economia inclusiva, equitativa e regenerativa, que transforma a economia global em benefício de todas as pessoas e do planeta.
Com sede em Bilbao, Espanha, desde 2020 que a Last Tour vem consolidando o estatuto de promotora de eventos ibérica através da sua divisão portuguesa, sediada em Lisboa, cuja equipa é constituída por onze pessoas, entre as quais oito mulheres.
A Last Tour é um ativador cultural e social, cujos pilares são a criatividade e a inovação, que tem por missão contribuir para o desenvolvimento cultural e a co-criação da sociedade em que está inserida. É promotora dos festivais Bilbao BBK Live, Azkena Rock Festival, Cala Mijas e MEO Kalorama; do ponto de encontro internacional da indústria musical BIME; da editora de livros Liburuak; das labels Oso Polita e Yuukki Music; e dos restaurantes e salas de espetáculos La Ribera e Lasai. Tem atualmente escritórios em Espanha (Barcelona, Bilbao, Madrid, Pamplona), Colômbia (Bogotá) e Portugal (Lisboa).