‘SANTA’ – MIMICAT

Escrito pela vencedora do Festival da Canção 2023 e coproduzido com Filipe Survival, o tema faz parte de um novo ciclo artístico, com sonoridades que cruzam as raízes da música portuguesa e ritmos quentes com a pop contemporânea.

A canção explora as temáticas da liberdade e aceitação, da coragem e da importância das raízes familiares. ‘Santa’ foi escrita pela cantora e compositora e coproduzida com um dos produtores habituais Filipe Survival, com quem a artista trabalhou noutros temas, nomeadamente, no single anterior ‘Agostinho’ e também ‘Vais Ter Saudades’.

‘Santa’ é “uma canção autobiográfica sobre a vontade de ir contra todas as probabilidades do meio que nos rodeia e partir em busca de uma verdade nossa, seja ela qual for. É sobre o medo que nos prende mas, sobretudo, sobre a coragem de o enfrentar. É um espelho – olho para dentro e vejo a urgência de ser fiel ao que sinto”, afirma Mimicat, que diz ainda que a música aborda, também, a “importância da minha mãe e das raízes nas escolhas importantes”.

O conceito do videoclipe de ‘Santa’ foi desenvolvido pela cantora e compositora com o seu realizador Rodrigo Pedras. A narrativa visual apresenta uma estética cinematográfica e crua, que veio sustentar a mensagem da canção.

Mimicat conta que “juntámos as nossas visões, debatemos muitas ideias e chegámos a uma narrativa com uma mensagem profunda, dentro de uma estética própria, mas que pudesse chegar a toda a gente”.

Presença regular nas rádios e nos palcos das mais emblemáticas salas desde 2014, Mimicat conta com três álbuns editados. “Peito”, o mais recente editado no ano passado após a vitória no Festival da Canção 2023, inclui o êxito ‘Ai Coração’, que já ultrapassou os 10 milhões de streams no Spotify. ‘Santa’, o novo single de Mimicat, já está disponivel em todas as plataformas digitais.

Cantora, compositora, performer e detentora de uma voz poderosa, Mimicat move-se nos territórios pop, soul, jazz e canção portuguesa. Com três álbuns de estúdio editados e atuações ao vivo tão intensas como intimistas nas mais emblemáticas salas nacionais, a artista portuguesa venceu o Festival da Canção em 2023, com o tema ‘Ai Coração’ e representou Portugal na Eurovisão, nesse mesmo ano.

Fortemente inspirada pelas grandes vozes da música negra e formada em Som e Imagem pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Mimicat – alter ego artístico de Marisa Mena – gravou o primeiro disco aos 9 anos. Em 2014, a sua música ganhou eco nas principais rádios e na ficção nacional, com o lançamento do primeiro álbum, “For You”, através da Sony Music, ao qual se seguiu, em 2017, “Back In Town”. Os discos deram a conhecer canções como ‘Tell Me Why’, ‘Savior’, ‘Stay Strong’, ‘Fire’ ou ‘Gave Me Love’, entre outras, foram apresentados nos maiores palcos do país, nomeadamente na Culturgest, na Festa do Avante, em festivais como o Sol da Caparica, Cool Jazz e Marés Vivas, entre outros, e levaram a artista a atuar internacionalmente, na Virada Cultural de São Paulo, no Brasil.

Em 2019, Mimicat lançou a primeira canção em português, ‘Até Ao Fim’, à qual se seguiram ‘Tudo Ao Ar’ e ‘Mundo Ao Contrário’, esta última um dueto com Filipe Gonçalves.

Com ‘Ai Coração’ venceu a 57.ª edição do Festival da Canção e representou Portugal na Eurovisão, em Liverpool, alcançando a final do certame. O tema conta, até à data, com mais de 10 milhões de streams no Spotify e integra o terceiro álbum de originais da cantora e compositora, “Peito”, editado em 2024. Do alinhamento do LP constam, também, os singles ‘Vais Ter Saudades’, ‘Dança Comigo’, ‘No Teu Lugar’ e o tema título, ‘Peito’, bem como colaborações com Matay, Tatanka, Catana, Diana Castro, Elisa Rodrigues, Joana Alegre e Luísa Sobral.

O ano de 2025 marca o início de uma nova era no percurso de Mimicat, com nova imagem e uma sonoridade que cruza as influências da canção portuguesa dos anos 60 e 70 com os ritmos mais alegres do Fado e da pop contemporânea. Os temas ‘Agostinho’ e ‘Santa’, dão início a esta nova fase artística de Mimicat.

Leave a Reply

Your email address will not be published.